top of page

Foto: Rafaela Portela

Faixa Simples.png

CONVIDADOS

MaxGuimarães.jpg

Maximiliano Guimarães (UFPR)

Maximiliano Guimarães é Professor Associado de Lingüística da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ele é bacharel em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutor em Lingüística pela University of Maryland (2004). Sua área de atuação como professor e pesquisador é Teoria da Gramática, trabalhando no quadro teórico da Gramática Gerativo-Transformacional, tendo como o principais temas (i) teoria e análise sintática, (ii) teoria e análise fonológica, (iii) aquisição de linguagem, inatismo e argumentos de pobreza de estímulo. É autor do livro "Os Fundamentos da Teoria Linguística de Chomsky" (editora Vozes, 2017).

Fonte: texto disponibilizado pelo próprio convidado.

​Jozina Vander Klok (University of Oslo)

Jozina Vander Klok é doutora em Linguística pela McGuill University, Canadá. Atualmente, é professora do Departamento de Linguística e Estudos Escandinavos na University of Oslo. Entre os seus interesses de pesquisa figuram: Sintaxe, Semântica, Metodologia de Pesquisa de Campo e Documentação Linguística. 

jozina vander klok.jpg
Luiz Amaral.gif

​Luiz Amaral (UMass)

Luiz Amaral é Ph.D. pela Ohio State University, mestre pela PUC-Rio e bacharel em letras pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente ele é professor de linguística no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Languages, Literatures and Cultures) da University of Massachusetts Amherst. Suas áreas de interesse são aquisição de segunda língua, bilinguismo, línguas indígenas brasileiras, linguística computacional e sintaxe.

Marcus Maia (UFRJ)

Marcus Maia é doutor em Linguística pela University of Southern California - USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York - CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Linguística do Departamento de Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística entre 2010 e 2015. Representou o Centro de Letras e Artes da UFRJ no Conselho Superior de Pós-graduação (CEPG/UFRJ), por dois mandatos, entre 2009 e 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Foi professor visitante no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e no Language Acquisition Research Center (LARC), da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012. Foi pesquisador visitante no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, em setembro/outubro de 2015 e no segundo semestre de 2017 e no Departamento de Espanhol e Português da University of Toronto, Canada, em novembro de 2015. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolingüística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Organizou, em parceria com professores da UMass, a Conferência Internacional e a Escola de Altos Estudos Recursion in Brazilian Languages & Beyond, na UFRJ, com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ, em agosto de 2013, havendo uma seleção de trabalhos apresentados neste congresso resultado no livro Recursion Across Domains, publicado em 2018 pela Cambridge University Press. Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para a Educação (Rede CpE). Atua nas áreas de Psicolinguística, Teoria e Análise Linguística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, psicolinguística e educação, línguas indígenas brasileiras.

Marcus Maia.gif
Ana Muller.gif

Ana Muller (USP)

Ana Muller possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado na Universidade de Massachusetts (2000). Realizou estágios na University of British Columbia (2005), na Université Paris 8 (2009), na Université Paris 7 (2010 e 2012) e na Universidade Hebraica de Jerusalem (2013, 2014). Desde 1998 é docente do Depto. de Linguística da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: semântica formal, interface sintaxe-semântica e semântica de línguas indígenas brasileiras. Site da pesquisadora: http://linguistica.fflch.usp.br/node/556. Bolsista CNPq 1C.

Eduardo Correa Soares (UFSC)

Obteve seu doutorado em linguística teórica, automática e experimental pela Université Sorbonne Paris Cité (USPC), com tese preparada na Université Paris VII -- Denis Diderot (UP7/2017) e revalidada no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR/2018). É graduado em Licenciatura em Letras, com ênfase dupla em Português e Espanhol, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013). É mestre em Letras/Linguística, com ênfase na área de ''Teoria e Análise Linguística'', pela mesma universidade (UFRGS/2010). Fez pós-doutorado em Psicolinguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/2018) no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES). É membro do Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos (LabLing/UFSC) e do Laboratório de Fonética Aplicada (FonApli/UFSC). Atualmente, estuda fenômenos complexos da linguagem, em especial, com ênfase em fenômenos de interface entre gramática e significado, entre a linguagem e outros processos cognitivos e entre as restrições cognitivas e as motivações sociais do uso da linguagem. Entre os procedimentos metodológicos que utiliza, destacam-se a pesquisa de córpus, a modelagem computacional, os experimentos psicolinguísticos (questionários, rastreamento ocular, eletroencefalograma) e as análises estatísticas.

eduardo_correa.jpg
bottom of page